top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudio Correa Monteiro

São Domingos do Prata - Subsídios para a História


O livro de hoje vem da minha terra. Frei Thiago Santiago escreveu São Domingos do Prata - Subsídios para a História. O livro conta a história da minha cidade natal, São Domingos do Prata, a partir da exploração que Domingos Marques Afonso fez na região onde fica a cidade. O livro conta como foi fundada, fatos curiosos, histórias sobre a cidade, a vida política até 1995, ano de publicação do livro. O livro também possui uma lista de vereadores e prefeitos e agentes do executivo (como eram conhecidos os prefeitos no inicio do século 20), incluindo o meu bisavô materno, Lúcio Monteiro de Oliveira que foi vereador em 1947 e prefeito em 1955. Na verdade, o meu bisavô foi eleito vice-prefeito de São Domingos do Prata e quem foi eleito prefeito foi José Matheus de Vasconcellos. Doutor José Matheus, como ele era conhecido, ganhou as eleições, mas não tomou posse por ter cometido fraude nas eleições. Ele colocou pessoas falecidas de Vargem Linda como eleitores dele. Outro fato curioso sobre o meu bisavô. Ele construiu o Colégio Marques Afonso, na época Ginásio Estadual Marques Afonso, com dinheiro aprovado pelo Clóvis Salgado que na época era ministro da Educação do governo JK. Meu bisavô não era aliado político de Juscelino, mas era aliado político de Clovis e esta história não está no livro de Frei Santiago, pois fiquei sabendo por um dos filhos dele que é meu tio-avô, que se chamava Josué, que construiu a primeira caixa d’água da cidade para o abastecimento de água na cidade a pedido do pai. Vale a pena ler.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page