Eu começo este texto com o título do filme com Sidney portier. O excelente ator vive um professor, na verdade, ele é Mark Thackeray, um engenheiro de formação que ficou desempregado e que aceitou o emprego de professor em Londres em uma escola cuja maioria dos alunos é branca. A música deste é fantástica: To Sir with love (título original do filme) da cantora Lulu.
Eu acredito que a educação pode mudar o Brasil. Há uma frase de Paulo Freire que diz: " Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo ." É verdade.
Nós, infelizmente, não agradecemos aos professores pela lição que eles nos ensinaram na escola. Nós preferimos ofender a agradecer. Muitas pessoas ofendem o professor.
Outra frase de Paulo Freire diz: "ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre." E não que é verdade. É pena que nós gostamos de bancar superiores com o nosso próprio.
Nós somos tão orgulhosos que deixamos o orgulho nos cegar de tal forma que não enxergamos a nossa necessidade de aprender com o próximo e com a vida.
Agradeço a todos os professores que me ensinaram excelentes lições que carrego comigo para toda vida. Especialmente Miriam, minha primeira professora, ou uma das primeiras, que me ensinou a ler e a escrever em areia branca, Belford roxo, Rio de Janeiro.
Eu agradeço a todos os professores do Brasil e do mundo que lecionam por amor e não por obrigação, pois a profissão de professor é muito ingrata e injusta. Os alunos atuais não reconhecem o valor do professor. Eles não agradem ao professor pelo esforço que eles possuem para lecionar.
O que nós seríamos sem os amados professores? Humanos ignorantes que formam uma humanidade estúpida e, quem sabe, canalha. Não estou pegando pesado, pois a educação nos deixa menos canalhas e estúpidos. A educação é a mestra que a vida nos presenteia com sabedoria.