Vamos fazer uma homenagem às mulheres guerreiras, mulheres que nos amam, que nos ajudam em várias fases da vida.
Na Bíblia, existem mulheres de valor com Eva (a primeira mulher, apesar de ter pecado ao comer o fruto proibido), Ester, Rute, Maria de Nazaré (mãe de Jesus), Maria Madalena, Bate-seba, Rebeca, Lídia (a primeira mulher convertida de Paulo na Europa), Marta, Miriã, Noemi (sogra de Rute),Lia, Raquel, Débora, Dalila, Sara (mulher de Abraão), Raabe, Ana (mãe do profeta Samuel), Prisicla (esposa de Áquila), Tamar, Maria (irmã de Marta), Loide (é mencionada em 2 Timóteo 1, como a avó de Timóteo), Joana (mencionada em Lucas nos capítulos 8 e 24), a filha do faraó, Vasti, Isabel (prima de Maria e mãe do profeta Joao Batista que batizou Jesus no rio Jordão), Agar (escrava de Sara e mãe de Ismael), Joquebede, mãe de Sansão, Baab (uma prostituta que acolheu o povo de Deus na Terra Prometida (Js 2.1-24)), Abigail, Jael, Sunamita, Atalia, Mical, Josabet, Holda, Gômer, A Samaritana (Jo 4, 5-42),Tabita ou Dorcas, entre outras.
Quem me dera sentir as mesmas dores que elas sentem. Elas são mais fortes que nós, homens. Elas têm mais garra que nós, homens. Nós, homens, deveríamos aprender a sermos fortes e determinados como as mulheres.
Nós não aprendemos a viver como as mulheres vivem e não aprendemos a enxergar a vida com o mesmo prisma das mulheres. É hora de aprendermos a lição com as mulheres e é hora de sermos fortes e determinados como as mulheres.
Não é apenas na Bíblia que encontramos mulheres fortes. Dilma Rousseff é a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. Não é a única mulher a assumir a presidência em um país: Jamaica: Portia Simpson-Miller; Trinidad e Tobago: Kamla Persad-Bissessar; Chile: Michelle Bachelet; Libéria: Ellen Johnson Sirleaf; República Centro-Africana: Catherine Samba-Panza; Noruega: Erna Solberg; Escócia: Nicola Sturgeon; Dinamarca: Helle Thorning-Schmidt; Alemanha: Angela Merkel; Croácia: Kolinda Grabar-Kitarovic; Malta: Marie Louise Coleiro Preca; Polônia: Ewa Kopacz; Kosovo: Atifete Jahjaga; Lituânia: Dalia Grybauskaite; Letônia: Laimdota Straujuma; Bangladesh: Sheikh Hasina Wajed; Coreia do Sul: Park Geun-hye, Inglaterra: Margareth Thatcher (a dama de ferro); Argentina: Cristina Fernandez de Kirchner. Tem a Joana D’arc que é a heroína francesa. Tem a Cleópatra rainha do Egito; Maud Wagner, a primeira tatuadora dos Estados Unidos – 1907; Samurai mulher – últimas décadas de 1800; Armênia de 106 anos protegia sua família com uma AK-47 – 1990 Mulheres treinando boxe em Los Angeles (EUA) – 1933; Sueca atinge manifestante neo-Nazista com sua bolsa. Ela seria sobrevivente de um campo de concentração – 1985; Annie Lumpkins, ativista pelo voto feminino nos EUA – 1961; Marina Ginesta, militante comunista e participante da Guerra Civil Espanhola – 1936; Anne Fisher, a primeira mãe a ir para o espaço – 1980; Elspeth Beard, mulher que tentou ser a primeira inglesa a fazer a volta ao mundo de moto – 1980; Mulheres usam shorts curtos pela primeira vez em Toronto, no Canadá – 1937; Winnie the Welder, uma das 2 mil mulheres que trabalharam em navios durante a Segunda Guerra Mundial– 1943; Jeanne Manford, que apoiou seu filho gay durante passeatas pelos direitos dos homossexuais – 1972; Sabiha Gökçen, turca que se tornou a primeira pilota de caça – 1937; Ellen O’Neal, uma das primeiras skatistas profissionais – 1976; Gertrude Ederle, a primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha a nado – 1926; Amelia Earhart, a primeira mulher a voar o Oceano Atlântico – 1928; Leola N. King, a primeira guarda de trânsito dos EUA – 1918;Erika, húngara de 15 anos que lutou contra a União Soviética – 1956; Enfermeiras norte-americanas chegam à Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial – 1944Funcionária da Lockheed, fabricante de aviões – 1944; Pilotas de caça – 1945. Não podemos nos esquecer da Madre Tersa de Calcutá, Marilyn Monroe, Lady Diana; Helena de TroiaDiotima de Mantineia, filosofa e sacerdotisa, Safo de Mitilene, poetisaNefertiti, esposa de Aquenatón, e a mais famosa de todas, Roxane, a princesa persa que se tornou cônjuge de Alexandre Magno, da Macedônia; Isabel de Castela (esposa de Fernando de Aragão promoveu a Unificação da Espanha no fim do século XV, expulsando os mouros (muçulmanos) da Península Ibérica.), Inês de Castrorainha Elizabeth, Maria Stuart; Teresa de Ávila Catarina, a Grande, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Rainha Vitória.