top of page
Buscar
Josy Almeida

A VEZ DE CECÍLIA


A leitura leve, e à primeira vista despretensiosa, de “A Vez de Cecília”, da escritora pernambucana Tânia Consuelo, acaba nos levando a uma reflexão sobre o real sentido da felicidade. Cecília é uma mulher por volta dos seus 40 anos, que decide “desconstruir uma vida para principiar outra”, após resolver libertar-se de um casamento no qual não fora verdadeiramente feliz, apesar do luxo e da vida confortável. A sensação de futilidade a incomodava, a ponto de renunciar a tudo e buscar esse recomeço.

“O que mesmo importa quando as correntes se rompem?” Esta é a questão principal que norteia o livro e nos faz refletir. Tânia consegue, em uma narrativa curta e direta, sem floreios desnecessários, expressar sentimentos e desejos das personagens, que faz o leitor se identificar, essencialmente pelo desejo intrínseco de mudança que habita em cada um de nós. Quem não se idêntica, de certa forma, com Cecília? A coragem da reviravolta é o aspecto mais admirável na personagem, a disposição para a mudança de vida e a consciência do recomeço. A vontade de começar de novo, do zero, revela a paixão pela vida que parecia estar adormecida e aflorou.

A narrativa suave convida à leitura. O texto espontâneo utilizado pela autora, faz de “A Vez de Cecília” um ambiente propício para se explorar os aspectos psicológicos dos personagens a partir das atitudes e conceitos de uma mulher madura e determinada, que apesar das desilusões, sabe se posicionar perante a vida.

Nos seis capítulos do livro, Tânia consegue transmitir com delicadeza a luta interior da personagem pela sua libertação e seu renascimento para um novo mundo de oportunidades que se abre a sua frente. A coragem para recomeçar e a solidão que se transforma em aprendizado e conhecimento interior.

Sem dúvida, Tânia conseguiu, através da sua sensibilidade de escritora, transformar um assunto que poderia ser tratado de forma dramática e pesada em uma narrativa leve, e ao mesmo tempo com uma carga emocional dosada na medida certa que nos faz refletir e entender o íntimo da personagem.


“A Vez de Cecília” foi lançado em 2015(versão impressa) pela Elo-Cartonera.


Tânia Consuelo é formada em Letras pela FAFIRE e cursou, pelo SESC/PE, oficinas de escrita criativa com nomes como Marcelino Freire e Marina Colasanti.


Texto de Josy Almeida, escritora, contista e aluna da Oficina Literária do escritor Raimundo Carrero - Recife - PE


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page