top of page
Buscar
Jonas M. Carreira

A poesia está em tudo


Eu nunca me fiz a pergunta sobre o que seria a poesia. Ao escrever estas palavras, parei pra pensar no que seria a poesia. Descrever a poesia é o mesmo que tentar descrever Deus. Deus é poesia, nosso universo é poesia. Vivemos poesia o tempo todo, vivemos em movimento e isso é poesia, vivemos socializando e isso, também, é poesia.

Fazer poesia é não estar preso a dogmas. A poesia não vem forçada, apaixonada. Poesia é livre, é natural, é vida, é amor... Transformar a dor material em arte, talvez seja a maior forma de mostrar que a poesia é viva e está em movimento. Fazer poesia é colocar palavras em movimento, é por o mundo em movimento.

Faço poesia social, crítica. Faço poesia manifestando meus pensamentos, meu mundo. Há algum tempo, conversei com um aluno de escola pública. Ele estava sentando esperando o resultado de uma prova que tinha feito para conseguir uma bolsa de estudo. Foi poética a conversa. Ele expressava o seu contexto no meio de outro contexto. Ele olhava vislumbrando o ambiente e falava de sua condição financeira e o quanto queria muito uma bolsa. Infelizmente, o método de aprovação dessa prova era cruel e ele não conseguiu nota suficiente. Observei-o saindo do colégio, com lágrimas nos olhos. Tirei o melhor da conversa: Seu contexto social e a sua luta para tentar conseguir um espaço no meio de um mundo canibal. Do olhar de esperança desse aluno, eu vi poesia.

Eu vivo poesia sem precisar ler. Vivo poesia olhando o mundo, porque a poesia está em tudo. Se poeta é expressar o mundo todo em papel (ainda uso o papel e caneta), isso é a arte da poesia e o poeta é o artista. A inspiração não está somente nas coisas boas e belas, ela está em tudo, no dia-dia, no sorriso do mendigo, nas favelas, nas vielas... Isso é fazer poesia, é buscar alegria no rosto do oprimido.

Por: Jonas M. Carreira

Facebook: facebook.com/jonasmcarreira


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page