A sexta-feira, 06, marcou o início oficial da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O evento conta com uma vasta programação cultural. Na abertura, as novidades literárias no espaço Plataforma de Lançamento, palestra sobre um dos homenageados, Lima Barreto (No Auditório Círculo das Ideias), música no palco Além das Letras, a Bienal Geek, a Bienalzinha (voltada para o público infantil), entre outras atrações que animaram o primeiro dia de programação, que se estende das 10h às 22h.
O sábado foi marcado por destaques como a escritora Maria Valéria Rezende que conversou, também no Auditório Círculo das Ideias, com o Leia Mulheres sobre o projeto Mulherio das Letras. Outro destaque de peso foi o encerramento do ciclo do Palavração - O Ano das Lágrimas na Chuva - sobre o qual já falamos aqui no blog e que foi coordenado pelo homenageado da Bienal, o escritor e cineasta Fernando Monteiro. Neste sábado, ele conversou com o poeta Sérgio de Castro Pinto.
Houve também mais lançamentos na Plataforma e movimentação cultural em todos os stands do evento. O público compareceu e ocupou os espaços que disponibilizavam livros e publicações para todos os gostos e bolsos. Um dos mais movimentados foi o stand de promoções com livros de estilos diversos a R$ 10,00.
A Bienal, já nos primeiros dias, confirma a tradição de ser um dos maiores eventos literários do norte/nordeste e ainda promete muita coisa boa pela frente, estendendo-se até o próximo dia 15. Toda a programação detalhada você encontra no site http://www.bienalpernambuco.com
Quero destacar aqui o lançamento da antologia Chuva Literária, do qual participei e que foi realizado, com grande sucesso, na sexta feira, dia 6. Todos os escritores da referida antologia estão de parabéns pela qualidade literária dos seus textos, e a Editora Scortecci e a Cia de Eventos por proporcionarem a realização de uma obra de excelente qualidade.
Nesse domingo teremos, entre outras atrações da Feira, o escritor Ronaldo Correia de Brito falando sobre seus novos livros de contos, a professora Lilia Moritz conversando sobre a biografia de Lima Barreto, escrita por ela. Haverá também uma mesa sobre Literatura Fantástica e Imaginário Popular, com André Balaio e Roberto Beltrão.
Confira a programação no site com todas as mesas, oficinas, lançamentos e tudo que estará disponível nessa XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco de 2017.
Texto de Josy Almeida. Escritora, contista, natural da cidade de Garanhuns - PE. Reside em Recife, é Servidora Pública Federal, Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante da UBE/Recife (União Brasileira de Escritores).