top of page
Buscar
Foto do escritorClaudio Correa Monteiro

Brasil: Aventura Interior


Vou ser um abelhudo e tanto, pois vou falar do romance de ficção científica Brasil: Aventura Interior de Eliana Machado. O livro conta a história de um grupo de sete adolescentes, Os Abelhudos que estão numa colônia de Férias Nova Odisseia e participando de uma gincana que tem como objetivo conhecer o Brasil juntamente com outros 4 grupos de jovens, entre eles Os Guaranis. São sete integrantes do grupo Os Abelhudos, mas vou falar de dois integrantes que me parecem familiares. Merlin e Otelo. Merlin é o mesmo nome do Merlin da Távola Redonda, a mesma Távola que fazia parte o rei Arthur. Otelo é xará do Otelo, protagonista do livro Otelo, de William Shakespare e Grande Otelo, grande humorista brasileiro. O livro é dividido em quatro partes: Singular Aventura com seis capítulos; Vórtice com sete capítulos (vórtice significa redemoinho que pode surgir numa corrente de água; voragem; furacão; turbilhão); Contato Astral e Centro de Gravidade.

As duas primeiras partes (Singular Aventura; Vórtice) mostram as atividades dos Abelhudos e dos jovens das outras equipes. As duas últimas partes (Contato Astral e Centro de Gravidade) mostram Os Abelhudos em contato com um ser extraterrestre Davoss (vocês não leram errado, não) que “abduziu” o grupo até onde ele está depois que um dos membros dos Abelhudos se perde no meio da mata e escorrega por uma ribanceira, indo para dentro de uma cova, onde encontra um crânio de cristal que é a peça-chave desta “abdução”. Davoss conta para o grupo a história da Terra nos últimos anos, incluindo a origem da vida, o que deixa o grupo com dor de cabeça (no bom sentido da expressão) com tanta informação adquirida. Davoss tem uma missão para os Abelhudos: salvar a Terra de uma outra raça de extraterrestres que quer tomar posse do planeta. Será que Os Abelhudos vão assimilar tantas informações adquiridas? Será que vão aceitar a “missão”?

Eu gostei do livro por ele ser leve e muito divertido e pelo questionário na página 88 (eu não sabia das informações neste questionário). O livro é muito divertido e é para jovens e adultos. Quem ler não irá se arrepender. O cenário da história é a Serra da Cantareira de São Paulo, cidade natal da autora Eliana Machado, que já está escrevendo o volume 2.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page