Após uma fase sem publicações, a Revista literária Vacatussa volta ao seu ambiente natural, com o lançamento da edição de número 11. O embrião da revista surgiu a partir de reuniões de um grupo de alunos da oficina de criação literária do escritor Raimundo Carrero, em 2004, onde se produzia e discutia literatura e aperfeiçoava-se a arte da escrita.
A paixão desse grupo pela literatura deu vida ao projeto da revista e em 2006 ela chega à internet com o site www.vacatussa.com e entra de vez na cena literária como uma importante publicação na área da cultura, apoiando e incentivando autores iniciantes e prestigiando escritores já consagrados.
Entre resenhas, críticas, artigos, publicações, entrevistas e todas as novidades do mundo literário, passaram pelas edições digitais da Vacatussa nomes como Micheliny Verunschk, José Luiz Passos, Elvira Vigna, Sidney Rocha, Marcelino Freire, entre outros. As publicações impressas são exclusivas para textos ficcionais.
A edição de retorno traz em suas 40 páginas contos, crônicas e poemas, cuja temática diálogos, reúne textos de autores como Gilvan lemos, Everardo Norões, Tadeu Sarmento, Cristhiano Aguiar, Débora Ferraz e outros nomes conhecidos da cena literária pernambucana, tendo como editor o jornalista Thiago Corrêa. Voltando às origens, a edição de número 11, que marca o retorno da publicação à cena literária, será lançada no Centro Cultural Raimundo Carrero, em Recife, na próxima terça feira, dia 25 de julho, às 20h.
A revista, segundo sua própria definição, é um espaço de reflexão e do exercício da crítica, fomentando a produção literária e a divulgação de novos escritores. A publicação conta com o incentivo do Funcultura e estará disponível para leitura e download em PDF, no site da revista. E os editores já preparam a edição de número 12, que traz novidades e a publicação de textos de talentosos escritores que despontam no cenário local.
Texto de Josy Almeida. Ela é escritora, contista, natural da cidade de Garanhuns - PE. Reside em Recife, é Servidora Pública Federal, Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aluna da Oficina Literária do premiado escritor pernambucano Raimundo Carrero.