Hoje vou falar de um livro polêmico. And Then There Were None é um romance de mistério da escritora inglesa Agatha Christie, descrito por ela como o livro mais difícil de escrever. Ele foi publicado pela primeira vez no Reino Unido pelo Collins Crime Club a 6 novembro 1939, como Ten Little Niggers, provindo da canção de menestrel Ten Little Indians, que serve como um ponto de enredo maior.A edição dos EUA foi lançada em janeiro de 1940 com o título And Then There Were None, que provém das últimas cinco palavras da canção.Todas as reimpressões e adaptações americanas sucessivas usam esse título, exceto os livros de bolso de Pocket Books publicados entre 1964 e 1986, que aparecem sob o título Ten Little Indians. O livro é o mistério melhor vendido do mundo, e com mais de 100 milhões de cópias vendidas é um dos livros melhor vendidos de todos os tempos. Publications International lista o romance como o sexto título melhor vendido. No Brasil foi publicado como O Caso dos Dez Negrinhos é atualmente como E Não Sobrou Nenhum, e em Portugal foi publicado como Convite para a Morte em 1948, e As Dez Figuras Negras em 2003.Oito pessoas, aparentemente sem conexão entre si, se dirigem à intrigante "Ilha do Soldado", na costa de Devon, após serem convidadas por correspondência por alguém chamado U. N.(Ulick Norman) Owen e sua esposa, sob diferentes pretextos. Nenhum deles se lembra de conhecer tais pessoas, porém a atração de serem convidados para um lugar tão badalado pela mídia é mais forte que a desconfiança.Ao chegarem lá, os oito convidados(Vera Claythorne, Anthony Marston, John MacArthur, Lawrence Wargrave, Edward Armstrong, Emily Brent, William Blore e Philip Lombard) são recepcionados por um casal de empregados, marido e mulher, os Rogers, que foram contratados como mordomo e copeira da mansão situada na ilha, que de outro modo, é deserta. Eles contam que seus patrões, por motivos pessoais, atrasaram-se, e que os convidados terão de esperar um pouco pela sua chegada.Mais tarde, na noite do mesmo dia, quando os hóspedes terminam o jantar, uma voz misteriosa vinda de um gramofone colocado junto à parede de uma sala contígua faz sérias acusações contra os dez (os oito convidados e o casal Rogers). Amedrontados e indignados com o que acabaram de ouvir, os convidados tentam conseguir dos Rogers informações sobre o casal de anfitriões, mas eles admitem sequer conhecê-los e terem sido contratados por carta, exatamente como os outros oito foram atraídos até lá. Todos decidem que a melhor coisa a fazer é fugir do local pela manhã. O grande problema é que a única forma de locomoção é um barco que vem do continente, mas que pelo fato do mar estar agitado, não consegue chegar até a ilha. Isolados e incapazes de sair de lá, seus destinos passam a seguir, precisamente ou em parte, o que diz um poema sinistro emoldurado nos quartos da mansão, uma cantiga infantil que narra a sequência de mortes de dez soldadinhos...O poema é:
Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou, e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, então ficaram oito;
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um deles quis ficar, então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, então ficaram seis;
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;
A abelha picou um, e então ficaram cinco,
Cinco negrinhos vão ao fórum, a tomar os ares;
Um deles foi julgado, então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos vão ao mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoológico. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando no sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho está sozinho, é só um;
Ele se enforcou, e não sobrará nenhum.
Houve algumasbadaptações para o cinema e televisão:
And Then There Were None – filme estadunidense de 1945, dirigido por René Clair
Ten Little Niggers – adaptação britânica para a BBC, de 1949
Ten Little Niggers – adaptação britânica para a ITV, de 1959
Ten Little Indians – adaptação estadunidense para a NBC, de 1959
Ten Little Indians – filme britânico de 1965, produzido por Harry Alan Towers e dirigido por George Pollock
Gumnaam – filme de Bollywood de 1965
Zehn kleine Negerlein – adaptação alemã-ocidental para televisão de 1969
5 bambole per la luna d'agosto – filme italiano de 1970, dirigido por Mario Bava
And Then There Were None - filme de 1974, produzido por Harry Alan Towers e dirigido por Peter Collinson
Desyat Negrityat – filme russo de 1987, produzido e dirigido por Stanislav Govorukhin
Ten Little Indians – filme britânico de 1989, produzido por Harry Alan Towers e dirigido por Alan Birkinshaw
Identity – filme estadunidense de 2003, inspirado no livro de Agatha Christie, dirigido por James Mangold
Khamoshh... Khauff Ki Raat – filme de Bollywood de 2005, versão indiana de Identity
O primeiro e segundo episódio da 9a. temporada de Family Guy foi inspirado no livro de Agatha.
O jogo japonês Umineko no Naku Koro ni foi inspirado e visto por algumas pessoas como uma certa adaptação da obra, mas seu enredo é diferente.
Harper's Island – Seriado de suspense/mistério norte-americano lançado 2009 pelo canal CBS. Grande parte da série foi inspirado na obra de Agatha e também na franquia Pânico.
And Then There Were None - minissérie britânica de 2015, exibida pelo canal BBC One.
Don't Blink - Filme de 2014 dirigido por Travis Oates, tem história semelhante, pois relata 10 amigos "presos" num resort deserto, onde vão sumindo um a um.